Professores da Rede Municipal de Educação de Registro se reúnem com a Secretária Municipal e pedem melhores condições de trabalho, visando a otimização de recursos e melhor qualidade do ensino

por Patrícia publicado 28/01/2021 10h26, última modificação 28/01/2021 10h26

No último dia 21, a vereadora Sandra Kennedy (PT) intermediou uma reunião entre professores da Rede Municipal de Educação e a Secretária Municipal de Educação, Fabiana Aparecida de Lima Costa, para discutir um plano de apoio aos professores e profissionais da educação para o trabalho remoto ou híbrido (aulas presenciais e remotas). A solicitação dos professores foi apresentada através de um manifesto, entregue ao prefeito Nilton Hirota (PSDB), na data ainda como prefeito eleito já que não havia tomado posse. O Manifesto foi encaminhado pela vereadora anexado a uma Moção de Apoio, aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal, em dezembro do ano passado.

As principais reivindicações dos profissionais são para que haja uma coparticipação entre os entes envolvidos (professores e Secretaria). Esta coparticipação seria desde uma linha educacional a ser trabalhada em toda a Rede (fato que não ocorreu em 2020), até o fornecimento de ferramentas de trabalho, como disponibilização de chip (em 2020 cada professor usou sua própria linha particular para as aulas online) e internet.

A Secretária, ouviu as propostas, e em resposta afirmou que ainda não teve tempo hábil desde que assumiu o cargo (até porque janeiro é um mês em que os todos os profissionais da educação estão de férias), mas que logo nos primeiros dias de fevereiro fará a discussão dentro da rede e, terá uma resposta e um Plano traçado para os professores.

Outra questão citada pela vereadora foi na alimentação escolar, que em tempos de pandemia, por autorização da legislação federal e municipal (de autoria da vereadora Sandra Kennedy) foi transferida em alimentos para as famílias dos alunos.

Além da vereadora e da secretaria, participaram da reunião, o diretor de Políticas Públicas da Rede da Educação, Luciano Viana, e as professoras (escolhidas pela categoria para representá-los): Denise Gonçalves Barros, Michele Cristina Alves Bento, Selma Regina de Souza Antunes de Oliveira e Bete Cardoso.