Dia Municipal da Pessoa com Deficiência pode ser incluído no calendário de Registro

por Pati — publicado 10/05/2017 14h41, última modificação 10/05/2017 14h41

Aprovado pelo plenário da Câmara Municipal de Registro, no último dia 8, o projeto de lei nº 13/2017, de autoria do vereador Fábio Tatu (PPS), o dia 21 de setembro, poderá ser fixado como o Dia Municipal da Pessoa com Deficiência. “A criação deste dia tem como um dos seus principais objetivos mostrar a importância da luta de todas as pessoas com deficiência, seja ela física, mental ou sensorial. A questão vai muito além do simples ir e vir pelas ruas da cidade, frequentar lugares públicos sem a obrigação de entrar pela porta dos fundos ou assistir a espetáculos na última fileira, por não haver espaço acessível para uma cadeira de rodas”, disse Fábio ao apresentar o projeto.

Em Registro, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (COMMDEF), se reúne mensalmente para tratar dos assuntos de interesse das pessoas com deficiência e, com a criação do Dia Municipal da Pessoa com Deficiência, o Conselho poderá ampliar o trabalho e conscientizar a população acercados direitos desta parcela da população.    

De acordo com o projeto os Poderes Executivo e Legislativo poderão promover eventos, debates e outras ações educativas, palestras e ações de conscientização e orientação da população. Para entrar em vigor o dia, o projeto voltará a deliberação do plenário da Câmara para aprovação da Redação Final e pela aprovação do prefeito Gilson Fantin (PSDB).