Vereadores acatam parecer do Tribunal de Contas e reprovam contas de 2006 do ex-prefeito de Registro

por admin publicado 16/09/2009 17h14, última modificação 19/11/2015 09h02

A Câmara de Registro, em votação do Plenário, neste último dia 8 de setembro, rejeitou contas as da Prefeitura de Registro do exercício do ano de 2006. Com a decisão dos vereadores, foi formada uma Comissão, que terá a função de elaborar um memorial, com base nos apontamentos do TCE. Esse memorial será encaminhado ao ex-prefeito, que deverá formalizar uma defesa. Após os trâmites haverá julgamento das contas na própria Câmara de Registro.

A votação teve como objeto de deliberação o parecer do relator especial, vereador Roberto Stuchi (Diabinho - PMDB) que era favorável as contas do ex-prefeito de Registro (Clóvis Mendes). Para que fosse aprovado o relatório do vereador era necessário 2/3 da Câmara, ou seja, era necessário sete votos. No entanto, a favor da aprovação das contas só votaram os vereadores Diabinho (PMDB), André Kikuchi (PMDB), Dr. Petrônio (PDT) e Aquino (PSB). Outros quatro vereadores foram contrários a aprovação das contas, Dito Castro (DEM), Fred Simões (PP), Cleiton Peniche (PSDB) e Marcos Portela (PT). Os demais vereadores Xavico (PP) e Lourival Sales (PSDB) se abstiveram da votação.

Logo após a votação a sessão foi suspensa pelo presidente da Casa, vereador Dito Castro, para a formação da Comissão. Respeitando a representação partidária, conforme diz o Regimento Interno da Câmara foram nomeados para formalizar os trabalhos os vereadores: Cleiton Peniche (presidente), Diabinho (relator) e Marcos Portela (membro). De acordo com Dito Castro, os três vereadores nomeados são reeleitos e por isso podem analisar melhor os fatos apontados pelo relatório do TCE.

Após o trabalho dos três vereadores designados para averiguar os fatos que deram base à rejeição das contas do ex-prefeito, será preciso o voto de sete vereadores para aprovar ou não as contas de 2006 da Prefeitura de Registro.