Vereador Cleiton Peniche comemora a fixação do Etec em Registro

por admin publicado 22/02/2010 08h26, última modificação 19/11/2015 09h02

Na sessão da Câmara de Registro nesta terça-feira (04/11), o vereador Cleiton Peniche (PSDB), comemorou a definição do destino do Centro Paula Souza na cidade. A polêmica chegou ao fim um dia após a instalação de um Inquérito Civil pela Promotoria de Justiça de Registro, acatando a denúncia do próprio vereador, protocolada em setembro deste ano, apontando o descumprimento do convênio de cooperação técnico-educacional entre o Município e o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – Etec.
Findando a polêmica foi firmado um acordo entre as partes, e a escola funcionará provisoriamente durante 2010 nos dois prédios (atual sede da escola na Tamekichi Takano e no KKKK) constantes no convênio assinado pelo ex-prefeito Clóvis Mendes no ano passado. A decisão sobre o futuro da escola ocorreu no último dia 21, em uma reunião entre a prefeita Sandra Kennedy (PT), o deputado estadual Samuel Moreira (PSDB) e a diretora do Centro Paula Souza, professora Laura Laganá.
O acordo entre as duas partes (Prefeitura e Etec) garante que durante o ano que vem a escola funcionará nos prédios constantes no convênio, mas que durante este período haverá investimentos para a construção de um espaço adequado para a instituição. Na reunião ficou decidido ainda que haverá vestibular para o ano de 2010 para novas turmas e que Registro terá uma unidade da instituição e não mais salas descentralizadas.
Para o vereador Cleiton Peniche (PSDB), autor da representação no Ministério Público, o momento é para ser comemorado, afinal a polêmica sobre o destino do Etec perdurou durante todo o ano de 2009. “agora os alunos da escola técnica terão todas as condições básicas para que o ensino se desenvolva com qualidade”. Para o vereador essa situação poderia ter sido resolvida há muito tempo, sem prejudicar os alunos, “a prefeita deveria ter cumprido o convênio e depois oferecer uma terceira opção”.

Polêmica - Desde o início do ano, quando a atual prefeita de Registro defendeu a tese de que o KKKK não é apropriado para ser utilizado como sala de aula, várias propostas foram feitas, vários prédios foram ofertados, mas as duas partes envolvidas no convênio não chegaram a um acordo final. Em uma tentativa de intermediar e solucionar o impasse, a Câmara Municipal de Registro, através de seus vereadores, fez diversas tentativas de intermediar as negociações, findar o problema e fixar a escola na cidade, como mais uma ferramenta formação educacional para os adolescentes.