Milhares de pessoas dizem NÃO a instalação da Penitenciária Masculina de Segurança Máxima em Registro

por comunicacao — publicado 15/04/2011 16h36, última modificação 19/11/2015 09h02

O vereador Aquino (PSB), presidente da Câmara Municipal de Registro, foi o porta voz da população do Vale do Ribeira ao entregar o documento contendo milhares de assinaturas dos moradores da Região contrários a construção da Penitenciária Masculina de Segurança Máxima em Registro. O documento foi entregue, no último dia 08 de abril, ao final da solenidade no RBBC, em que o Governador Geraldo Alckmin (PSDB) e seus Secretários de Estado estiveram anunciando os investimentos estaduais na região. Alckmin não teceu comentários sobre o projeto de construções de presídios no Estado, apenas mencionou em meio ao seu discurso que, “não virá para o Vale do Ribeira nenhum preso que não for da região”. Para Aquino, a fala do governador deixa a desejar, pois não há garantias previstas em Lei de que a afirmação do Alckmin será real.  

O presidente Aquino entregou ao Governador a Ata e Lista de Presença, da Plenária ocorrida no dia 31 de março na Câmara de Registro. Na ocasião foi discutida a vontade da população de Registro e Região em relação à instalação da Penitenciária. O resultado da Plenária apontou a posição contrária de autoridades e comunidade local contra a Penitenciária, porém com a solicitação da mudança do projeto original para “construção de CDP (Centro de Detenção Provisória) para 300 presos com alteração do Projeto Arquitetônico”. O projeto estadual prevê a construção de Penitenciária Masculina de Segurança Máxima para 760 presos, em área rural de Registro.

 A posição da população já era de conhecimento do Governador mesmo antes da entrega do documento pelo presidente da Câmara. Um protesto pacífico havia sido feito através de faixas, bandeiras e cartazes, que desfilaram pela avenida principal de Registro e chegaram a sede social do RBBC antes do início da solenidade. A prefeita Sandra Kennedy (PT) também aproveitou a ocasião para ressaltar e fazer ecoar a vontade da maioria da população. “Temos 1% da população do Estado e não é justo que venha pra cá um presídio para 756 condenados, muitos de outras regiões”, argumentou a prefeita.

Os vereadores Marcos Portela (PT), Xavico (PP), Lourival Sales (PSDB), Cleiton Peniche (PSDB), Dito Castro (DEM) e Diabinho (PMDB) também estiveram presentes ao evento.