Médico Urologista pede apoio aos vereadores de Registro para implantação do tratamento de cálculo renal no Vale do Ribeira

por comunicacao — publicado 16/04/2013 10h44, última modificação 19/11/2015 09h02

Ao usar a Tribuna Livre da Câmara Municipal de Registro nesta última segunda-feira, dia 8, o médico urologista, Cristiano Machado Inacio, apresentou aos vereadores um projeto para a implantação do tratamento de pacientes com cálculo renal com o equipamento de litotripsia extracorpórea (forma de tratamento minimamente invasivo para a fragmentação do cálculo renal) pelo SUS (Sistema Único de Saúde) na cidade de Registro. De acordo com o médico, os especialistas da área aguardam o credenciamento de uma empresa localizada hoje no Hospital São João para poder disponibilizar o tratamento na cidade e não mais ter que deslocar os pacientes para os grandes centros. Ainda segundo Dr. Cristiano, o processo de credenciamento junto ao SUS aguarda uma decisão desde 2010.
O projeto apresentado aos vereadores tem como objetivo que os pacientes do Vale do Ribeira recebam o tratamento para cálculo renal em Registro, evitando assim o sofrimento dos pacientes em relação ao transporte e gastos demasiados para o município. Hoje, na Região a única forma de tratamento disponível ainda é o cirúrgico convencional (aberta). Ao solicitar o apoio dos vereadores, o médico argumentou que com as dificuldades desencadeadas pelos deslocamentos dos pacientes muitos não fazem os tratamentos como deveriam e não é incomum o atendimento de complicações decorrentes de cálculo renal não tratado ou de uma longa permanência de cateter duplo J (infecção urinária, dor e outros). Dados apresentados pelo médico apontam que apenas este ano entre março e abril houve a solicitação de 18 casos na Região para o tratamento com litotripsia.