Câmara intervém e Registro consegue liberação da CETESB para construção da Escola Técnica Federal
Nesta segunda-feira (29/03), o Secretário Estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, declarou o fim do impasse sobre a licença ambiental para a construção da Escola Técnica Federal. O secretário afirmou que o caso estará resolvido nos próximos dias e será concedida pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) a autorização da retirada da vegetação existente na área onde pretende-se construir o prédio do Ifetsp (Instituto Federal de Ensino Tecnológico de São Paulo), Cefet como é mais conhecida a instituição.
A declaração do secretário, que pôs fim ao problema na construção da Escola Técnica Federal, foi feita ao vice-presidente da Câmara Municipal de Registro, vereador Cleiton Peniche (PSDB), ao vereador Roberto Stuchi (PMDB) e ao vereador Marcos Portela (PT), que representaram a Câmara na reunião requisitada pela Câmara Municipal de Registro. De acordo com informações, através de alguns documentos comprobatórios de posse do imóvel e outros de demarcações de áreas a serem desmatadas serão suficientes para a liberação do alvará ambiental.
Para os vereadores o impasse era injustificável, já que Registro e a Região poderiam perder o investimento educacional. Por isso, logo que souberam do problema tentaram de diversas maneiras buscar uma solução. Estiveram em duas reunião com os dirigentes da Cetesb – Agência de Registro. Buscaram apoio de vereadores de todo o Estado de São Paulo e, agendaram conversa com o Secretário Xico Graziano, que entendeu o celeuma, buscou alternativas legais e autorizou a licença. Na reunião também estiveram presentes a prefeita de Registro Sandra Kennedy (PT) e o deputado estadual Samuel Moreira (PSDB).